Olhar Noronha

O "Olhar Noronha" é um projeto que visa atender as 240 crianças do Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer, objetivando identificar algum tipo de deficiência oftalmológica, seja ela mínima ou não, para que seja tratada previamente.

Segundo o Dr. Ricardo Maia, oftalmologista responsável pelos atendimentos, a ação é preventiva e terapêutica. "O nosso objetivo é fazer uma avaliação e os casos que forem identificados, serão encaminhados para tratamento. A intenção é que as crianças entrem em idade escolar com a visão saudável, evitando o déficit escolar. Além dos atendimentos, estamos buscando parceria com algumas óticas para fornecer os óculos às crianças", explica Dr.Ricardo.

A ação contemplou também crianças de colo. "Nas crianças com idades abaixo de 3 anos, avaliamos a saúde ocular. Com o uso de equipamento verificamos a presença de catarata congênita, glaucoma, entre outras. Também estamos realizando o teste do olhinho que é obrigatório pelo Ministério da Saúde. Nas crianças a partir do terceiro ano de vida, já é possível avaliar o grau, pois nesta idade elas já permitem examinar com o computador".

Os funcionários e educadores do Centro também foram beneficiados. A ação recebeu o apoio da Administração do Arquipélago, da Pousada Lun-Mar, dos laboratórios Latino Pharma e Genon e do Hospital da Visão.